Um barco britânico afundado há 70 anos, durante a II Guerra Mundial, encontrado no fundo do Oceano Atlântico por uma empresa norte americana poderá render cerca de 34 milhões de euros ao governo britânico. De acordo com a Odissey Marine Exploration, que se dedica ao resgate de barcos naufragados com cargas valiosas,o SS Gairsoppa foi localizado a cerca de 4700 metros de profundidade no Atlântico Norte, ao largo da Irlanda. “Tivemos sorte em encontrar os destroços em posição vertical, com os porões abertos e facilmente acessíveis”, afirmou a companhia num comunicado na segunda-feira. Ou seja, isto permitirá que possam retirar a carga como se o navio estivesse atracado normalmente.
O barco, que regressava da Índia em direcção a Liverpool, foi obrigado a separar-se da escolta militar para se reabastecer de carvão na Irlanda, mas foi identificado e afundado por um torpedo de um submarino alemão.
Os documentos da altura indicam que transportava chá, ferro e 200 toneladas de prata, cujo valor actual corresponde a cerca de 170 milhões de euros.
A Odissey está convencida de que, se ainda estiver intacta, será “a maior carga de metal precioso alguma vez recuperada do fundo do mar”.
Segundo os termos do contrato assinado no ano passado, terá de entregar 20 por cento ao governo britânico do valor recuperado, que abriu um concurso para a recuperação dos destroços.
Sem comentários:
Enviar um comentário