Diabetes e a Dieta

Diabetes e a Dieta
Clicar na Imagem

quinta-feira

Diabetes e a Dieta

Porque sou diabético (tipo 2-não insulino-dependente), comprei já há uns anos um livro intitulado "Culinária Para Diabéticos" da Dorling Kindersley e publicação da Editora Civilização.

Como infelizmente aumenta de dia para dia o número de diabéticos, resolvi transcrever para este meu blogue, algumas dicas e receitas do livro que referenciei.

Gostaria que houvesse da vossa parte um "feedback" através de comentários em cada postagem que for publicada.

DIABETES E A DIETA

Para as pessoas que sofrem de diabetes é essencial que sigam uma dieta adequada.
Este livro é um guia para conseguir essa dieta. O seu objectivo é ajudar as pessoas a fazer ajustes realistas aos seus hábitos alimentares e a escolha de alimentos, que se podem conseguir a longo prazo.

E para que vejam, podem-se fazer  pratos bem agradáveis como este que escolhi para estreia.

Camarões Com Piri-Piri

2 dentes de alho esmagados
raspa de casca e sumo de 1 lima
1 malagueta vermelha grande,finamente picada
400g de camarão tigre , a que se deixou ficar a cauda
1 colher de sopa de óleo vegetal dietético
1 colher de sopa de mel
3 colheres de sopa de coentros frescos

1º coloque o alho, a raspa da casca e o sumo da lima e a malagueta numa taça e misture tudo muito bem. Junte os camarões e deixe a marinar durante cerca de uma hora.

2º Aqueça o óleo numa frigideira. Com uma escumadeira tire os camarões da marinada e ponha-os na frigideira com cuidado. Cozinhe cuidadosamente durante 1 a 2 minutos.

3º Deite a restante marinada na frigideira com o mel e os coentros e aqueça. Coloque os camarões numa taça de servir , previamente aquecida, ou em pratos individuais e sirva imediatamente.

 


                                   COMPREENDER A DIABETES

DIABETES É UM ESTADO EM QUE EXISTE DEMASIADA GLICOSE NO SANGUE. DESENVOLVE-SE DEVIDO Á FALTA DE OU UM PROBLEMA COM, A UTILIZAÇÃO DE INSULINA, UMA HORMONA PRODUZIDA PELO PANCREAS. A INSULINA CONTROLA OS NIVEIS DE GLICOSE NO SANGUE, PERMITINDO QUE ESTA ENTRE NAS CÉLULAS CORPORAIS, ONDE É UTILIZADA COMO COMBUSTÍVEL GERADOR DE ENERGIA

Insulina e glicose Quando a glicose não consegue chegar correctamente ás células, o sangue retém demasiada quantidade, e o corpo não consegue a energia suficiente para se manter saudável.  O Fígado produz glicose que passa para a corrente sanguínea, mas a que existe no sangue vem sobretudo da digestão de alimentos ricos em hidratos de carbono.  Estes podem ser alimentos ricos em amidos como as batatas, o pão, e as massas, ou alimentos doces e bebidas. Então, se após uma refeição o corpo não produz insulina suficiente, os níveis de glicose no sangue sobem e mantêm-se altos. Níveis altos de glicose no sangue causam cansaço e comichão e obrigam a urinar em grande quantidade. Pode haver comichão na zona genital e visão pouco nítida. Estes são os sintomas comuns de uma diabetes não tratada.

 OS DOIS PRINCIPAIS TIPOS DE DIABETES
 Tipo 1 (insulino-dependente) desenvolve-se quando o corpo produz muito pouca ou nenhuma insulina. Afecta pessoas com menos de 40 anos e é tratada através de uma conjugação de injecções de insulina e uma dieta saudável, com base em refeições regulares e leves.

Tipo 2 (não insulino-dependente)  é o tipo de diabetes mais comum e aparece quando o corpo ainda consegue produzir alguma insulina, mas não a suficiente para as suas necessidades, ou quando a insulina que o corpo produz não é bem utilizada. A diabetes do tipo 2 normalmente afecta pessoas com mais de 40 anos de idade e é tratada apenas com dieta ou dieta e comprimidos ou com uma combinação de dieta e insulina.

 A Diabetes no Mundo A diabetes é um problema vulgar, que afecta mais mais de dois por cento da população adulta em muitos países desenvolvidos. Calcula-se que para cada pessoa a quem foi diagnosticada diabetes, há outra que continua sem ser diagnosticada e, portanto, sem receber tratamento. A diabetes do Tipo 2 é mais vulgar do que a do Tipo 1.

                                                             COMER SAUDAVELMENTE

                                             Seis princípios para uma alimentação saudável 



 






                  












                               PEITO DE PATO NFRIGIDEIRA 

O SABOR EXÓTICO DESTE PRATO SUCULENTO TORNA-O IDEAL PARA JANTARES DE FESTA. SIRVA-O COM  BATATAS, ARROZ OU MASSA, E JUNTE UMA BOA QUANTIDADE DE LEGUMES.. 
4 peitos de pato, com cerca de 150 g cada, sem pele e sem gordura
2 dentes de alho,finamente cortados
1 colher de sopa de paprica
1 colher de sopa de azeite
Para o Molho 
1 manga grande descascada e finamente cortada
raspa da casca e sumo de 1 lima 
2 colheres de sopa de coentros frescos, picados
1 ramo de cebolinha nova ás rodelas
sal e pimenta preta acabada de moer,a gosto

Faça 2 ou 3 pequenos cortes em cada peito do pato e enfie uma fatia de alho em cada um. Esfregue cada peito com um pouco de paprica 
Aqueça o azeite numa frigideira antiaderente . Junte os peitos de pato e frite-os em lume médio durante cerca de 5 a 6 minutos de cada lado, até estarem cozinhados.
Misture todos os ingredientes para o molho  e tempere bem.
Sirva os peitos de pato com o molho. 
 

Sem comentários: