Diabetes e a Dieta

Diabetes e a Dieta
Clicar na Imagem

terça-feira

Não Beba Café, Não Faça Sexo, e... Não Assoe o Nariz!

Café, sexo e assoar o nariz podem aumentar o risco de se sofrer um derrame
cerebral, afirma uma pesquisa realizada na Holanda com 250 pacientes e que identificou oito factores de risco.
Todos eles aumentam a pressão arterial, podendo provocar ruptura dos vasos sanguíneos, de acordo com o estudo publicado na revista especializada britânica “Stroke”.
O derrame pode dar-se quando um vaso sanguíneo enfraquecido, conhecido como um aneurisma cerebral, rebenta, o que pode resultar em danos cerebrais ou morte.
Os pesquisadores do University Medical Center, em Utrecht, acompanharam 250 pacientes durante três anos, para identificar o que provoca os derrames.


Todos os factores referidos na pesquisa aumentam a pressão arterial capaz de resultar em ruptura dos vasos sanguíneos, de acordo com o estudo.
Segundo a Stroke Association, uma instituição de assistência britânica voltada para o tratamento de acidentes vasculares cerebrais (AVC), são necessárias mais pesquisas para verificar se os factores referidos podem de facto provocar derrames.
Apenas no Reino Unido, mais de 150 mil pessoas sofrem de um AVC por ano, dos quais quase 29 mil se devem a derrames cerebrais.
O estudo revelou ainda que o café foi o responsável por 10,6 por cento dos casos em que o aneurisma rebentou. Exercícios vigorosos e assoar o nariz foram os “gatilhos” de derrames, respectivamente, em 7,9 e 5,4 por cento dos casos. Fazer sexo e esforço para defecar responderam por 4,3 e 3,6 por cento.
De acordo com a neurologista Monique Vlak, autora do estudo, “todos esses factores induzem a um súbito aumento da pressão sanguínea, o que parece ser uma causa possível para a ruptura do aneurisma”. A pesquisa mostra ainda que uma em cada 50 pessoas têm um aneurisma cerebral, mas apenas um reduzido número sofre um derrame.
O estudo só se debruçou sobre elementos que causam a ruptura. A alta pressão sanguínea enfraquece os vasos sanguíneos e isso pode ser provocado por se ter peso acima do normal, pelo fumo e por falta de exercício físico. Sharlim Ahmed, pesquisador da Stroke Assocation, afirmou que “um súbito aumento da pressão sanguínea pode aumentar a possibilidade de ruptura de um aneurisma. Mas é muito difícil determinar se os factores identificados nesse estudo estão definitivamente relacionados com um derrame ou se são apenas coincidências”.
“É preciso realizar outros estudos para aferir se cada um desses factores identificados pode fazer com que um aneurisma rebente”, comentou Ahmed.

Sem comentários:

Enviar um comentário