terça-feira
Mais um Velho Mano que Partiu
Faleceu ontem um Grande Amigo meu, companheiro de 25 meses de Norte de Angola. João Eurico Seca Ruivo regente agricola do Chivinguiro e Furriel Miliciano (enfermeiro).
Passámos juntos dezenas e dezenas de noites na messe, enquanto todo o mundo já dormia. Centenas de horas de conversa, muitos copos, muitas bebedeiras, muitas risadas, muitos momentos de nostalgia com saudades das namoradas e da familia. Há uma passagem que nunca esqueci e nunca esquecerei, que vou partilhá-la convosco:
Estávamos no ano de 1969, precisamente a 20 de Julho dia da chegada dos americanos á Lua. Encontrávamo-nos na localidade de Pangualuquen, Dembos. Claro que era mais uma noite de conversa e muitos copos, até que ouvimos na rádio a noticia da conquista da lua. E para celebrar o acontecimento resolvemos ir para a rua, seriam 2 da manhã. Toda a gente dormindo, civis e militares. Andávamos como se estivessemos em solo lunar, sem gravidade (em camara lenta). Depois agarrei numa pedra e lancei-a ao Ruivo atirando-me ele outra. Pedra para cá pedra para lá, até que uma foi partir um vidro de uma janela na casa do civil. Passaram logo os copos e fujimos a bom fujir cada um para o seu quarto.
Descansa em paz João.
Etiquetas:
João Seca Ruivo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Como filha do João, agradeço o post e as sentidas palavras. Um beijo amigo, Ana Secca Ruivo
ResponderEliminarO meu pai andou na escola de regentes agrícolas do chivinguiro. Tem actualmente 62 anos, chama-se António Jorge Ribeiro (Ribeiro Maluco). Será que se conhecem?
ResponderEliminarcmaysa@hotmail.com
Ana
ResponderEliminarComo não tenho activado o "aviso" de comentários, não li o seu na altura devida, aceite as minhas desculpas.
Desconhecia que o Ruivo tinha uma filha, só tive conhecimento do seu falecido irmão.
Tantas estórias com o Seca Ruivo...Tantas saudades daqueles tempos!.
Tentei contactá-la por mail, mas o seu perfil está indisponìvel,
Um beijo para si e outro para a sua mãe.
Christiane
ResponderEliminarNão,por acaso não conheci o seu pai, uma vez que não andei no Civinguiro. Era muito natural que o falecido Seca Ruivo o conhecesse, pois que a diferença de idades é apenas de um ano.
Um beijo
Belo
Caro Belo,
ResponderEliminar Parabéns pelos excelentes Blogs. Voltarei mais vezes.
Sobre o nosso comum AMIGO, João Secca Ruivo:
Fizemos juntos os três últimos anos do curso no Tchivinguiro.
Tenho bastantes fotografias das garraiadas (fomos forcados), dos bailes, das férias na praia de Moçâmedes e outras.
O perfil e endereço da Ana, filha do João, não estão disponíveis. Contudo, se a Ana voltar a esta postagem e tiver interesse em saber algo mais sobre a passagem do João por terras do Lubango, terei muito gosto em ser-lhe útil: foi um camaradão.
À Ana os meus sentimentos.
Um abraço
Alberto Gouveia Santos
gsantos@sapo.mz
ou gsantos_am@hotmail.com
Amigo Alberto
ResponderEliminarJá pedi a uma pessoa amiga da familia do João, para me enviar o endereço da Ana.
Assim que a tiver entrarei em contacto consigo.
Um abraço
Belo